Como funciona

Nesta documentação você irá encontrar todas as especificações referentes a plataforma Click Leads separada nos diversos tópicos que a compõem. Alterações ou adições de conteúdo podem ocorrer a medida que haja atualizações na plataforma.

O objetivo deste conteúdo é de mostrar toda parte operacional do sistema e todo o fluxo de funcionamento, sendo assim, a parte criativa para prospecção de clientes deverá ser elaborada pelo cliente, então sinta-se a vontade para ler, aprender e aproveitar ao máximo o que a ferramenta pode oferecer.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, você pode nos enviar uma mensagem através de um formulário, clicando aqui.

1. A plataforma

A ferramenta pode ser divida em 4 partes fundamentais, nesta sessão iremos abordar cada uma delas.

Os tópicos apresentados abaixo serão sequenciados dentro do contexto de um cadastro de campanha, do início até a conclusão. Se você é um novo usuário, aconselhamos que siga as etapas até o final, para melhor entendimento da ferramenta.

  • Painel de gerenciamento

    O gerenciamento no painel online será feito basicamente em apenas uma tela, para ter acesso a esta parte, localize e clique na opção "Campanhas" no menu lateral esquerdo. Todas as campanhas de envio estarão listadas nessa sessão, cada item disposto na tabela de listagem possuirá 3 botões na coluna "Opções", com o botão "Gerenciador de campanha", "Editar" e "Excluir", respectivamente. Para fazer o cadastro de uma nova campanha, clique no botão (ícone +) localizado ao lado do título principal (veja a imagem).
    Result image
    Sessão de campanhas
    A tela de cadastro é dividida em dois passos, no primeiro passo deverá ser configurado as informações gerais da campanha, como nome, agendamento e descrição, no segundo passo deverá ser definida as informações da mensagem a ser enviada.

    Veja as especificações dos campos de cadastro na tabela abaixo:

    1º Passo

    • Agendamento

      Estes campos servem para disparos programados, pode-se definir uma data e hora iniciar uma campanha e da mesma forma para parar a execução.

    • Enviar para

      Este campo define a regra de direcionamento dos disparos. A seleção da opção "Todos os cadastros" direciona os disparos para TODOS os leads de todas as campanhas criadas, já a opção "Apenas quem se cadastrou nesta lista" delimita o envio apenas para os leads da campanha ao qual está sendo configurada.

    • Nome da campanha

      Nome que será colocado para a campanha de prospecção. É importante ressaltar que este campo também é usado dentro da página única de cadastro que será acessada através do QR Code ou link direto. Defina um título sugestivo e claro, pois também será visível para o público.

    • Descrição da campanha

      Deverá ter um breve texto referente a campanha. Assim como o nome da campanha, este texto também aparecerá na página de cadastro e será visível para o público, então deverá ser bem trabalhado para que o público saiba a proposta da campanha, como ela funciona etc.

    2º Passo

    • Imagem

      A seleção do arquivo de imagem a ser enviado na mensagem. É bom resaltar que, esta imagem pode se comportar de formas diferentes caso a mensagem tenha prévia de links, saiba mais no tópico Prévia de links.

    • Corpo da mensagem

      Aqui é onde será colocado o texto da mensagem. Caso tenha a utilização de um link personalizado, é recomendável que se cole na primeira linha o endereço a ser enviado, clicar na tecla Enter 2 vezes e colocar o texto normalmente, saiba mais clicando aqui.

    • Prévia de links

      Ao colocar um endereço URL no campo "Corpo da mensagem" é mostrado mais dois campos para configuração da prévia de link. Veja mais no tópico Prévia de links.

    Result image
    Cadastro da campanha - Passo 1
    Result image
    Cadastro da campanha - Passo 2
    Após o preenchimento dos campos de cadastro, clique em "Finalizar" para salvar a campanha. Em seguida, veja que a campanha recém criada já se encontra na lista.
  • QR Code

    Na listagem das campanhas, ao clicar no botão "Gerenciador de campanha" na coluna "Opções", irá se abrir um painel com algumas informações:

    Result image
    Gerenciador de campanha

    Esta parte gerencia as campanhas individualmente e você encontrará todas as informações e opções disponíveis nela. Como mostra a imagem acima, o status da campanha pode ser trocado para Iniciar e Pausar a execução em qualquer momento através do botão, já na coluna "Status geral" é exibida uma relação de informações sobre a quantidade de leads e dos status de envios.

    Neste ponto o link para acesso a página de cadastro já foi criada e você pode acessa-la pelo QR Code gerado ou através do link direto que é exibido abaixo da imagem. A tecnologia que envolve o QR Code já é vastamente usada no mercado e os sistemas operacionais desde 2018 estão implementando a leitura automática nas câmeras dos smartphones, ou seja, para os dispositivos mais atualizados, basta apontar a câmera do celular no QR Code que a leitura será feita, em outros casos é necessário o download de um app para efetuar o escaneamento.

    Na coluna "Opções" fica localizado o botão "Baixar QR Code", ao clicar é exibido as opções de download, nessa lista, por padrão é mostrado a opção "Arquivo separado" onde se faz o download imagem PNG do código separadamente e também possui a opção "Modelo A4 padrão" que é um arquivo PDF com um layout padrão para impressão em folha com dimensões compativeis com o tipo A4.

    Result image
    Botão "Baixar QR Code"

    Também existe a possibilidade de você importar leads externos através de um arquivo CSV. Basta baixar o modelo de importação e substituir com os dados referente a sua lista personalizada, com nomes e telefones. Depois de adequar o arquivo de importação, basta ir na opção "Selecionar arquivo" e procurar a lista CSV criada.

    Result image
    Importação de leads

    No arquivo de importação, é obrigatório que os números de telefones estejam com o código DDD e também o número nove adicional. O código do país não é necessário visto que nossa ferramenta é promovida apenas no Brasil.

    Veja alguns exemplos de formatos permitidos: (99)99999-9999, (99) 9 9999 9999, 99-999999999

    Veja alguns exemplos de formatos não permitidos: (099)99999-9999, +5599999999999, (99) 9999 9999

  • Página de cadastro

    A página única de cadastro pode ser acessada após a configuração da campanha, no gerenciador de campanha.

    Result image
    Página de cadastro

    Aqui é onde o público será direcionado dentro do fluxo de prospecção, logo as informações colocadas na página devem ser objetivas e claras. Quando os leads são obtidos somente através da captação via QR Code ou Link direto, pode-se dizer que se tem uma campanha orgânica, este tipo de campanha reduz drasticamente o risco de possíveis bloqueios de contas pelos servidores antispams do Whatsapp. Isso porque a concessão dos dados fornecidos foi dado pelo próprio usuário ao imputar suas informações, a partir deste o momento pode-se dizer que a via de comunicação foi estabelecidade entre ambas as partes.

    A tabela abaixo mostra a informações editáveis e o local de edição:

    • Título da página

      É definido no campo "Nome da campanha", dentro da página de edição da campanha.

      Result image
    • Imagem da página

      É definido no perfil de gerenciamento da conta, pode ser acessada clicando no nome de usuário (no canto superior do painel) e depois em "Dados da conta".

      Result image
    • Descrição da campanha

      É definido no campo "Descrição", dentro da página de edição da campanha.

      Result image
  • Whatsbot

    A peça mais fundamental para o funcionamento da ferramenta é o chamado Whatsbot, que é uma extensão de navegador instalado no Google Chrome. É o bot responsável por efetuar os envios e o seu funciomento é muito simples. Com menos de dois minutos a configuração é feita e você já pode estar efetuando os disparos.

    O download e instalação pode ser feito diretamente na Chrome Web Store, CLICANDO AQUI

    Siga os passos na mesma sequência das abas expansíveis abaixo, veja mais detalhes clicando no item desejado:

    • Instale o Whatsbot no seu navegador.

      Basta ir no link da Chrome Web Store e clicar em "Usar no Chrome", em seguida o ícone da extensão irá aparecer do lado direito da barra de endereço do seu navegador. Perceba que a cor do ícone está cinza, indicando que está inativo. Para torna-lo ativo é necessário estar em uma página do Whatsapp Web.

      Result image
      Instalação do Whatsbot
    • Abra uma aba e vá para web.whatsapp.com, entre com uma conta ativa do Whatsapp, depois clique no ícone da extensão e cole sua chave de API.

      Para utilizar o Whatsbot é necessário fazer uma autênticação de API, sendo assim, é exigido que você tenha um perfil ativo em nossa plataforma, pois a chave de API é obtida somente acessando as configurações da conta. Para obter a chave, clique no nome de usuário (no canto superior do painel) e depois em "Dados da conta", em seguida copie a sequência de caracteres do campo "Chave de API", cole dentro da extensão Whatsbot e aperte ENTER.

      Result image
      Autenticação com chave de API

      Se tudo tiver ocorrido da forma esperada, será exibido a interface da extensão, a princípio com dois botões, o primeiro é o botão ação que serve para ativar e desativar o modo de envio, o segundo é o botão de configuração onde você irá selecionar o direcionamento dos disparos (Seleção da campanha).

    • Selecione a campanha desejada

      Clique no segundo ícone, de configuração e escolha o direcionamento dos disparos selecionando a campanha desejada.

      Result image
      Direcionar para campanha
    • Inicie o envio das mensagens.

      Agora basta clicar no primeiro botão e os disparos vão iniciar.

      Result image
      Iniciar funcionamento